domingo, 29 de maio de 2011

Enem 2011

Vestibulares e Concursos públicos
Até às 13 horas de quinta-feira (26/05) o exame nacional do ensino médio (Enem) 2011 já havia recebido 1.503.201 inscrições.

Com expectativa de receber 6 milhões de inscrições para o exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, dobrou a infraestrutura tecnológica para receber até 120 mil inscrições por hora.

O Enem será realizado em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1.599 municípios e mais de 6 mil escolas estão no processo. O Inep já marcou outro Enem para o primeiro semestre do ano que vem, nos dias 28 e 29 de abril de 2012.

Com relação à inscrição, preencha corretamente a situação escolar (estou cursando e concluirei o ensino médio em 2011) e, com relação a série que está cursando, assinale a opção 3ª série (a 4ª série refere-se ao ensino profissionalizante). E, novamente, não deixem para a última hora.

domingo, 22 de maio de 2011

Regras para o Enem deste ano

Olá, Pessoal!
Agora é oficial, na próxima segunda-feira (23) a partir das 10 horas começam as inscrições para o Enem pela internet no site enem.inep.gov.br. A taxa de inscrição terá o mesmo valor do ano passado: R$ 35,00 e as inscrições serão encerradas as 23h59 do dia 10 de junho.
As provas da edição 2011 ocorrerão no dia 22 e 23 de outubro em todos os Estados brasileiros e terão início as 13 horas - os portões serão abertos as 12 horas e fechados as 13 horas. Novamente, os estudantes só poderão utilizar caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. Lápis e borracha estão proibidos.
O edital para 2011 também chama a atenção dos candidatos para que seja feito o trabalho de conferência da prova antes que ela comece a ser respondida. Caso o estudante detecte algum problema, poderá substituir a prova defeituosa. No ano passado, muitos alunos só perceberam erros quando já tinham respondido parte das questões, o que teria prejudicado o desempenho deles. O anúncio das datas das provas, foi feito na quarta-feira (18) pela presidenta do Inep, Malvina Tuttman. Ela confirmou que a partir de 2012, a avaliação terá 2 edições, sendo que a primeira está programada para 28 e 29 de abril. A intenção, segundo ela, é dar aos estudantes mais oportunidades para concorrer a vagas em instituições de educação superior, a bolsas do ProUni e ao Fies.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Enem

Enem terá provas em maio e outubro; edital sai na próxima semana

O MEC vai publicar na próxima semana o edital com as datas em que ocorrerão as próximas duas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os exames devem ocorrer em 22 e 23 de outubro e em 5 e 6 maio de 2012.

A data exata em que será publicado o edital ainda não foi informado pelo ministério. Com a confirmação da prova em maio do ano que vem será confirmada a intenção do ministério de aplicar duas edições do exame em 2012.

A realização de mais de um exame anual, prometida em 2009, quando a reformulação do Enem foi anunciada, era vista como uma maneira de dar mais chances para os candidatos a uma vaga no ensino superior e de reduzir a pressão dada por uma seleção baseada em apenas um final de semana de testes.

Além disso, o exame em maio seria usado para selecionar alunos para instituições que têm vestibulares nos dois semestres do ano.

A prova do Enem é necessária para os candidatos que buscam uma vaga nas universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). No ano passado, foram oferecidas 83 mil vagas em 83 instituições de ensino superior pelo sistema. Segundo o ministério, 2.020.157 pessoas se inscreveram.