domingo, 19 de junho de 2011

E as escolhas continuam...

Oi, Pessoal!
No início do processo de nossa orientação profissional, a Marina fez um comentário que utilizo até hoje: "o problema não é escolher e sim o que estamos renunciando". Agora, após várias reflexões, muitos de vocês estão se deparando com o difícil momento de escolher a faculdade. Isto está trazendo ansiedade. Só que esta ansiedade (se é que ainda não perceberam) vem de uma coisa boa: a existência de mais de uma opção. Isto significa que você é livre para escolher, lógico que com suas responsabilidades e direitos. Se tomar decisão provoca ansiedade, muito pior é não ter a oportunidade de decidir. Pense nas pessoas, principalmente, as das gerações com mais vivência, que se queixam por não terem tido a oportunidade de fazer outras. Veja alguns lamentos que eu já escutei: "Eu não tive oportunidade de estudar", "Tive que continuar os negócios da família", "Na minha época a gente não escolhia com quem ia se casar". Acredito que muitas delas se pudessem escolher (ou percebessem que podiam) teriam dado um rumo diferente às suas vidas. Poder escolher é bom, muito bom, ainda que dê alguma dor de cabeça. Escolher angustia, não poder escolher mortifica.
Não há um dia em que não tenhamos que escolher ou abrir mão de algo. Para tomarmos uma decisão, devemos considerar o número de variáveis. Quanto maior o número de variáveis consideradas, maior a probabilidade de acerto. Ou seja, escolher significa "pesar" todos os prós e contras.
Coloquem no papel as suas variáveis, se necessário, façam uma planilha (cara da Julia).

2 comentários:

  1. Own Júlia adorei o texto, com certeza vai me ajudar muito na escolha da minha faculdade!!
    Brigada
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Júlia!
    Passei minhas férias pensando sobre a nossa última conversa e acabei optando por seguir as suas dicas. Já que escolhi o curso de Jornalismo ou Comunicação Social, continuei minhas buscas e ao longo das férias escolhi as faculdades que prestarei, montei uma grade de Estudos para o Segundo Semestre e pesquisei a Matriz Curricular de cada faculdade escolhida, observando as aulas e as diferentes formações que cada uma nos proporciona. Na segunda, espero ter uma conversa com você para mostrar tudo o que preparei ao longo das férias. E agora, só falta colocá-los em prática!

    Grata desde já, Rita Moura- 3º ano A EM

    ResponderExcluir

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.