sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Chegou o Enem 2014!

Ler proposta da redação antes de iniciar as provas objetivas é a dica dos professores para o segundo dia do exame nacional

Marcos Santos/USP

Serão quatro horas e trinta minutos de prova no sábado e mais cinco horas de prova no domingo. O Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) pode parecer longo, mas os candidatos precisam tomar cuidado para não faltar tempo: ele terá, em média, três minutos para resolver cada uma das 180 questões de múltipla escolha da prova e deve deixar uma hora para escrever a redação.
O candidato deve estabelecer uma estratégia para resolver as provas, segundo Marcelo Borges, coordenador do colégio Garriga de Menezes, do Rio de Janeiro.
Começar pelo que o estudante sabe mais ou pelas questões que vão demandar mais tempo? Isso depende do estudante, o importante é não perder muito tempo em uma questão que ele não saiba.
"Se não souber, pula e vai para a outra. Depois o aluno volta revendo as que não fez", indica a professora Márcia Abdo, do Colégio Bandeirantes.
A dica do professor Eli Carlos Guimarães, do Colégio Sigma, é que logo na leitura, o candidato identifique o que está incorreto nos itens e sublinhe. “Se acha alguma coisa errada ou dúbia, deve grifar, porque chama a atenção. No Enem, ele terá que marcar a opção correta, a prova não tem como prática que o candidato assinale a opção incorreta. Então, é interessante que o aluno dê algum destaque para o que está errado, porque elimina logo”, diz.

Estratégia
Morador da zona sul do Rio, Felipe Almeida, 18, quer usar a nota do Enem para tentar uma vaga no curso de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele conta que o tempo é seu inimigo nas provas de vestibular.
"A prova é realmente muito longa e você tem que estar bem preparado para usar bem seu tempo. Eu vou começar pelo que sei mais, vou melhor nas exatas. Assim sobra mais tempo para ler os textos das outras questões", conta o estudante.
"Já fiz um simulado do Enem que o tempo acabou e eu não consegui terminar tudo, mas agora já estou planejando como farei a prova", afirma ele, que estudou em escola pública até o ensino médio, quando, com uma bolsa de estudos da Ismart, passou a frequentar um colégio particular.

Ler proposta da redação antes de tudo
A redação também merece planejamento prévio e deve ser feita em cerca de uma hora. Segundo a professora Eva Nobre, do Cursinho da Poli, o estudante deve fazer a redação no início ou no meio da prova.
“A orientação é para que ao receber a prova, o candidato leia a proposta de redação, grifando a coletânea e anotando as palavras-chaves, assim ele vai para a prova objetiva que lhe ajudará a amadurecer as ideias”, orienta.
Borges lembra que informações das provas podem ajudar o candidato inclusive a ter ideias para a redação. “Essa é uma dica importante porque a prova de linguagens pode gerar alguma ideia criativa para que eles possam desenvolver a redação”, sugere Borges.

fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-11-07/candidatos-tem-3-minutos-por-questao-do-enem-trace-estrategia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.