segunda-feira, 21 de março de 2011

Cosméticos e produtos de higiene


A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), divulgou que em 2009 as vendas de R$ 24,970 bilhões (valores de saída de fábrica, sem considerar os impostos), representaram um incremento de 14,75% em relação aos resultados de 2008 e deixam claro o vigor da indústria cosmética brasileira. 2009 foi o 14º ano consecutivo de crescimento anual de dois dígitos registrados pelo setor. O volume de produtos comercializados foi 4,5% superior em relação a 2008.
Com um mercado tão promissor não é de se estranhar que o número de jovens interessados em ingressar no mercado de formulação, produção e controle de qualidade de cosméticos e produtos de higiene tenha aumentado. Para esta carreira, qual o melhor curso? Farmácia Bioquímica, Química, Engenharia Química ou Engenharia Bioquímica?
Neste caso, o curso de farmácia é mais adequado visto que o currículo envolve uma carga maior de matérias da área de biologia, oferecendo um conhecimento maior para a formulação dos produtos e compreensão das alterações do nosso corpo.
E qual é a sua opinião?

3 comentários:

  1. Não há dúvidas de que o profissional de Ciências Farmacêuticas é o mais apto a realizar pesquisa e desenvolvimento nessa área devido a grade curricular de sua formação, que abrange aulas de síntese, manipulação e identificação de compostos que sejam de seu interesse, bem como seus EFEITOS FISIOLÓGICOS.

    Mas devido a grande variedade de profissionais que possuem um "conhecimento a adicionar" muitas indústrias acabam por montar um grupo variado, contendo desde farmacêuticos à biólogos, químicos, engenheiros e médicos.

    Porém, ao meu ver, o Engenheiro (não importa do que) é formado para lidar com 'processos' industriais (não necessariamente químicos)tais como a manutenção/operação e construção (entre outros) do equipamento necessário. Assim, sua grade é montada de forma a lhe fornecer conhecimento sobre a resistência dos materiais ao choque/variação de temperatura/etc, informática e tantas outras matérias.

    Assim, resta-lhe pouco tempo para uma formação voltada ao desenvolvimento de cosméticos (por exemplo).

    Nada impossibilita que o Engenheiro busque uma especialização em tal área, mas num geral, ele atuará após a criação do produto, na linha de produção, analisando formas de otimizar o processo de fabricação.

    ResponderExcluir
  2. Seiji, muito obrigada pela sua contribuição, foi esclarecedora e, espero que tenha motivado os alunos a procurarem mais informações sobre este assunto.
    Um abraço!
    Julia

    ResponderExcluir
  3. Mas esse menino escreve muito, fala sério!!!
    O Seiji, mesmo preferindo as exatas, nunca desdenhou das humanas... taí! O resultado ficou excelente!
    ;)
    Beijos

    ResponderExcluir

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.