terça-feira, 12 de abril de 2011

Importante decisão


Que imagem temos de nosso futuro? Jovens que prestam vestibular enfrentam cada vez mais cedo essa questão ao ter que fazer a escolha por um curso superior. Essa decisão pode estar relacionada a diversos fatores, como família, professores e empregabilidade.
A escolha da profissão compõe um projeto de vida e profissional, um projeto profissional começa na escolha de uma profissão, e o pessoal, no cidadão que queremos ser.
A peça fundamental para a melhor escolha é o autoconhecimento e, por isso, em fevereiro foi solicitado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma pesquisa sobre as profissões pelos quais possuem maior afinidade. O objetivo era que cada um soubesse mais sobre a carreira pretendida. Na última quarta-feira (16/03) os alunos compartilharam estas informações. Esta dinâmica foi seguida de um teste de interesse que inicia o Projeto de Carreiras do Colégio Marupiara.
Este processo terá continuidade com encontros periódicos nos quais auxiliaremos os alunos em suas reflexões e pesquisas sobre o futuro.

17 comentários:

  1. Julia, eu gostei muito.. pelo que eu tinha dado a ideia parece que funcionou. beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jaqueline!
    Vamos continuar compartilhando as idéias, quem sabe não apareçam novas oportunidades?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. A escolha depende de fatores que foram incorporados pelo jovem ao longo dos anos, segundo as experiências vividas. Durante toda a vida, acontece um processo de internalização de princípios e mitos, valores sociais e econômicos, que acabam por ser determinantes na escolha.
    Para alcançar a realidade concreta sobre uma profissão, torna-se necessário procurar todas as informações disponíveis sobre a área em que se deseja atuar e o curso que se torna necessário fazer. Deve-se, inclusive, conversar com profissionais da área escolhida – eles já vivenciaram aquilo que o jovem ainda vai passar. É importante tentar fazer um exercício, perguntando-se ‘como eu me imagino atuando nessa profissão, considerando os aspectos bons e os desagradáveis dela?'.
    Com as informações obtidas, cada um deve tentar fazer uma combinação daquilo que encontrou com a sua personalidade, com o seu estilo.

    Lembrem-se que a profissão, no entanto, é apenas uma parte da escolha que vocês devem fazer. Nesse momento, vocês estão escolhendo quem pretendem ser como profissionais e como vão se inserir na sociedade pelo trabalho.
    Mas na minha opinião, talvez esse não seja o momento de escolher uma profissão específica, mas sim uma carreira. Não basta apenas vislumbrar as próprias habilidades e a personalidade. O indivíduo deve se preparar para ser um cidadão do mundo!!!

    Por isso escolham com calma. Mas caso vocês percebam que não era realmente aquilo que vocês queriam, simplesmente MUDEM, mas tirem o melhor proveito dos conhecimentos adquiridos anteriormente.

    ResponderExcluir
  4. Seiji,
    Quando eu leio os seus textos, lembro-me dos seus primeiros relatórios de química e fico orgulhosa com a sua evolução. Acho que a Amanda deve sentir o mesmo. Novamente, agradeço pela sua contribuição para o blog,os comentários de alguém que passou por estes dilemas recentemente é muito importante para nós.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. ¬¬ Meus relatórios não eram tão ruins assim vai.....eu só tinha um pouco de preguiça. Além do mais agora eu estou tendo que fazer 3 relatórios por semana, além dos malditos fluxo-gramas!!!!!

    Mas voltando ao assunto principal deste tópico, que é auxiliar os alunos na escolha de uma carreira, acho que um dos fatores que contribuem para essa escolha é o reconhecimento social.

    Por exemplo; lembro-me bem quando meus parentes viravam pra mim e me perguntavam o que eu iria prestar. A conversa era mais ou menos essa:

    -O que você vai prestar?
    - Bacharelado em Química =D!!!
    - Ah, engenharia química? Você tem mesmo cara de engenheiro ^^.
    - ¬¬.....não (seu imbecil!!!!), é química mesmo.
    - Ah, você quer ser professor então? Eh, olhando bem você tem cara de professor xP.
    BláBláBlá....

    De tanto essa conversa se repetir, ficou marcado na minha cabeça que Engenheiro Química é, de alguma forma, superior ao Químico. Fiquei dividido entre Engenharia, Química e Farmácia (sei la deus como a farmácia entrou nessa história). Mas nesse caso, aconselho vocês a procurarem as grades curriculares que, embora não tenham todas as respostas, diferenciam e muito os cursos que a um primeiro olhar parecem muito semelhantes.

    Muitas outras coisas influenciam os jovens, como salário, mercado de trabalho, interesses pessoais, amigos.....etc. Infelizmente não há uma solução simples pra isso. Mas um bom começo é ter disposição de ir para as faculdades e conversar com os alunos dos cursos em que você tem interesse. Você conhecerá melhor os cursos e, quem sabe, você não faça amizade com algum veterano.....isso pode ser útil na hora do trote.....OU NÃO!!!!

    Obs.: Não da para acreditar que a mesma pessoa que escreveu aquele texto lá em cima escreveu esse aqui também....eu sei, nem eu acredito.

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite caros pré-vestibulandos!

    Queria escrever um texto igual ao do Seiji, cheio de certezas e conselhos do que fazer para ajudar na escolha de que carreira seguir, mas acho que isso não será possível.
    Prefiro relatar como foi minha escolha e, talvez, vocês possuam concluir algumas coisas do que não fazer.
    Bom, eu não fazia a mínima ideia de que curso escolher, só sabia que qualquer carreira relacionada a área de biológica estava completamente descartada.
    "Um belo dia" o curso de arquitetura me pareceu interessante e por falta de qualquer outra opção, essa parecia ser válida. Para ser honesta, nunca procurei me informar especificamente sobre nenhum curso e nem mesmo sobre o curso de arquitetura. Até então minha escolha não se baseou no "salário" futuro, mas sim quanto a minha afinidade com o curso. (Hoje eu sei como arquitetura não paga lá grande coisa, principalmente os estagiários)
    Chegou a hora de me inscrever para a Fuvest e como não tinha achado nenhuma outra opção me inscrevi para o curso.Fiz um cursinho preparatório específico para o vestibular por pouco tempo.
    Como eu disse, nunca procurei muita informação sobre o curso. Por um milagre passei para a segunda fase da FUVEST e me deparei com uma prova "cabulosa" que eu não fazia ideia de como fazer, resultado: hoje estudo numa faculdade particular.
    Não desmerecendo a faculdade pois estou gostando muito do curso, que aliás me surpreendeu bastante. Antes de inciá-lo tinha uma ideia muito vaga do que aprenderia lá, hoje vejo que ele é muito mais complexo. Creio que se tivesse me informado melhor sobre ele, não ficaria tão surpresa. Pensando assim, tive sorte de ter escolhido um curso que me agrada tanto sem nem ao menos ter me informado.
    Enfim, um conselho que o Seiji disse e que eu acho super válido é "caso vocês percebam que não era realmente aquilo que vocês queriam, simplesmente MUDEM, mas tirem o melhor proveito dos conhecimentos adquiridos anteriormente." Mas, não escolham qualquer curso com essa ideia na cabeça, tentem realmente escolher algo que lhes agrade.

    Boa Sorte a todos!
    Cynthia Hirano

    ResponderExcluir
  7. Cynthia, muito obrigada pelo relato, tenho certeza que os alunos do 3º ano também estão agradecidos pelos conselhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Pessoal!
    Abaixo segue mais um relato de um ex-aluno. Muito obrigada a todos que tem auxiliado os alunos do 3º ano com relatos e dicas.

    "Olá a todos, e a professora,

    Venho por meio deste comentário demonstrar a minha imensa satisfação de ter me formado em um colégio que me proporcionou substancialmente na minha escolha profissional.
    Hoje me encontro cursando Gestão Ambiental na USP - leste.
    Sou muito feliz por sempre ter a opção de ter escolhido o que eu queria, as palestras, as saídas de campo me auxiliaram para que eu encontrasse a minha profissão.

    Desejo muita sorte a todos aqueles que passaram e que ainda vão passar por esse estágio da vida!

    Felipe Koiti Higashi
    Formando de 2008"

    ResponderExcluir
  10. Olá a todos!
    Gostaria de escrever um texto super bem bolado, mas depois dos outros textos acho que ficarei na simplicidade mesmo e contarei sobre a minha experiencia!
    Bom, o processo de escolha pra mim não foi tão complicado. Desde a primeira vez que tive contato com química já me afinizei com a matéria, mesmo não sendo uma das melhores alunas ou compreendendo tudo, mas mesmo assim gostava de me esforçar pra compreender os assuntos.
    Na oitava série foi quando tive o primeiro contato, ao entrar no Ensino Médio começei a me interar mais sobre química e diga-se de passagem que a Professora Júlia me incentivava muito. Após uma feira que teve no final do ano no colégio tive a certeza que queria algo que envolvesse química, na área da saúde, principalmente medicamentos. Isso porque o trabalho que realizei era sobre homeopatia e fiquei fascinada com o assunto. Logo, minha escolha seria farmácia, sem dúvidas. Perguntei um pouco sobre o curso para a Júlia, depois para outros profissionais que me apoiaram na decisão.
    Fiz curso pré-vestibular e minha certeza pelo curso só foi aumentando. Haviam dois professores de química que atuaram na área farmacêutica e que me deram muitas dicas. Falaram dos prós e contras da profissão e minha certeza só aumentava!
    Fiz vestibular no meio do ano para fora de São Paulo, já que USP, Unifesp e UNESP eram só no final do ano. Achava cursinho muito massante, então queria logo me livrar daquilo e estudar algo que realmente me interessasse.
    Passei na UnB (Brasília) e na UFSJ (Minas Gerais).
    Hoje estudo aqui em Minas Gerais, estou no segundo período e amo este curso. Descobri que a química nem era tudo aquilo que imaginava e acabei gostando mais da biologia. Estudo muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito, mas vale apena. Não é querendo fazer propaganda, mas o curso de farmácia é o mais lindo *-* haha
    Sou muito feliz pela minha escolha. Algumas pessoas acham que farmacêutico é aquele que fica atrás do balcão de uma drogaria ou que eu vou abrir uma farmácia assim que me formar. Acho até cômico esse pré-conceito que existe, já que esta profissão vai muito além de farmácias, drogarias e medicamentos.Todos deveriam se interar mais sobre as profissões existentes, independete do curso.
    Sei que será uma batalha difícil para ingressar no mercado de trabalho e acho isso fantástico, porque não tem graça as coisas que conseguimos facilmente! Rs.
    Desejo sorte a todos que estão na luta de escolher o curso que irão fazer e aos que já escolheram e estão tentando ingressar na faculdade.
    E queria dizer que não importa se o curso que escolheu sofre pré-conceitos inseridos na sociedade, se a profissão não é valorizada ou que não apoiem a escolha do seu curso ( como me falavam pra fazer medicina, já que ia prestar farmácia. O que não tem NADA vê). O que importa mesmo é o sentimento e a vontade de adquirir conhecimentos. O amor pelo curso e pela profissão é o que importa.
    “Nada que é feito com amor é pequeno ou sem valor”


    Espero ter ajudado!

    Fernanda Salles
    Marupiara de 1999 - 2008
    Estudante de Farmácia - UFSJ 2010/2

    ResponderExcluir
  11. Oii gente! hehehe!

    Então, quando me perguntavam no segundo ano e no começo do terceiro ano o que eu queria fazer... nem eu mesma sabia! E ficava com muita raiva por ter que escolher uma profissão que teria que seguir pelo resto da minha vida, assim sendo tao jovem..Mas enfim,hoje sei que nao necessariamente tenha que cursar o que escolhi.. e posso mudar sim..!!
    Fiz minha escolha na metade do terceiro ano!

    Bom,sempre gostei de ajudar as pessoas, e isso foi o que mais me motivou na hora da escolha.. queria também um curso que me realizasse nao financeiramente, mas sim profissionalmente e pessoalmente.E quando me decidi meus pais me falavam : "voce sabe que isso não dá dinheiro né?","Voce vai sofrer bastante, mas vai ser realizada pessoalmente", e é isso mesmo que eu queria, estar realizada comigo mesma.. acordar e me sentir bem por poder ajudar pessoas sabendo que elas REALMENTE PRECISAM DE AJUDA.E o dinheiro??? a gente corre atras e batalha mais! hehe

    Fiquei em duvida entre Psicologia e Terapia Ocupacional,maaas isto foi facilmente resolvido..pois a escola promoveu um "Profissoes em Debate", e neste debate foi uma profissional de Psicologia falar sobre o curso,o que eles estudavam e tudo mais, e vi que aquilo REALMENTE NAO ERA PRA MIM.. Pois eu queria me envolver com pessoas de uma forma que a psicologia nao fazia...

    E assim, escolhi o curso de Terapia Ocupacional. Confesso, que eu nao sabia direito o que era,mas eu pesquisei .. e todos me perguntavam :
    -O que é isso? Ah é tipo Fisioterapia??
    -Nao, é muito diferente de fisioterapia. Terapia Ocupacional serve para reabilitar a pessoa nao apenas fisicamente, mas socialmente e psicologicamente.Dando uma oportunidade dela se inserir novamente na sociedade, adaptando e dando suporte a ela sempre que for necessário! Fazendo com que ela se sinta o melhor possível!

    Prestei fuvest e unesp,ambas para Terapia Ocupacionl, mas só passei na Unesp e vim pra Marilia.
    O curso é bem interessante,e tenho uma aula que se chama "Necessidades Educacionais Especiais", esta aula reafirmou o meu sonho de ajudar as pessoas e me realizar.Pois nela, aprendemos a enxergar o "deficiente" , com outros olhos e perceber que ele é tão igual quanto a gente, as vezes até mais igual do que pensamos!

    Bom, por ora é só...espero ter ajudado!
    =)
    hihih!!


    Patrícia Mayumi Higashi

    ResponderExcluir
  12. Ahh esqueci de falar!!
    hahah

    Desejo que todos escolham sua profissao com o coração , e nao se importem tanto com o que os outros lhe digam!
    Se é aquilo que voce realmente quer, nao há porque se recusar.Vá em frente, siga seu sonho... o que os outros dizem, só diz respeito a eles.. é a sua vida, a sua profissao...
    Boa Sorte e Boa Prova!!
    =)

    beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Gente, estou super contente com os depoimentos. Além de revelar como vocês estão, mostra como o colégio influenciou vocês. Quem sabe no futuro a gente não consiga promover um encontro de ex-alunos (só um modo de dizer, pois uma vez Marupiara sempre Marupiara) com os alunos do 3º ano?
    Novamente, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Ooi,

    Primeiro, desculpa ta escrevendo aqui tão tarde Julia! Já faz um tempinho que eu devia te escrito aqui né, mais eu tenho uma boa desculpa, eu estava tendo provas e mais provas e estudando bastante!!!

    Bom, eu demorei muito pra decidir o que eu queria mesmo fazer, mas eu sabia bem o que eu não queria fazer (o que eu acho que é importante para todos). Eu pensei em milhares de cursos, de áreas totalmente opostas, mas no final eu acabei escolhendo moda, isso no 3º ano. Eu achei que eu ia gostar porque minha mãe é estilista, e querendo ou não, eu cresci vendo ela desenhar, fazer moldes, ver desfiles, e eu sempre gostei de tudo por ser uma profissão diferente e bem dinâmica.
    Fui procurar as faculdades que eu poderia entrar e também fui perguntando pra minha mãe quais na opinião dela eram as melhores. Ela sempre me disse que todo mundo que faz faculdade de moda não sai um profissional completo, e sim tendo uma noção de cada coisa, e que só isso não basta. Fazer outros cursos fora a faculdade é muito importante também. Enfim, decidi fazer moda na USP, e que se eu não passasse eu faria um cursinho, eu fiz o cursinho por um ano e não queria fazer de novo, então se eu não passasse eu ia ver outro curso que também me agradasse.

    Então eu fui procurar outro curso. Minha irmã, a Taís, já tinha decidido fazia tempo que ia fazer engenharia de produção, como já tinha sido uma das minhas opções eu fui procurar saber melhor o que era o curso. No final acabei gostando, como ela ia fazer o vestibular de uma particular eu pensei POR QUE NÃO? se nada desse certo eu ia fazer engenharia mesmo.
    Como nada saiu como eu planejei, agora eu faço engenharia de produção com a minha irmã! hehehe.
    Mais eu gosto bastante do curso, tem muita metemática, física, química como as outras engenharias, mas tem bastante da parte de administração tembém.
    Pra escolher o que vocês querem cursar, é importante ver a grade do seu curso pra ver se é aquilo mesmo que você achava, gostar das matérias relacionadas com seu curso (não adiante odiar as matérias de exatas e ir fazer engenharia, você vai passar o curso inteiro reclamando dessas matérias). E como eu já escrevi em uma redação no médio: Se você não passar na USP seu mundo não vai acabar.O vestibular não é tudo nas nossas vidas, é só o começo dela.

    Nossa, eu achei que ia escrever pouco e acabei escrevendo uma história gigante...heheh.
    Ah, aproveitem bastante esse tempo de colégio porque vocês vão sentir falta, eu sei que todo mundo fala isso mais é verdade. Pelo menos eu, tenho que estuda o triplo hoje!

    Não tenham pressa!

    Bom, espero ter contado tudo o que você queria Julia. E eu estou morrendo de saudades, quando eu tiver um tempo livre vou fazer uma visita!


    Beatriz Tiemy Ohtani
    Formanda de 2009

    ResponderExcluir
  15. Bia, muito obrigada pelo comentário. Quando tiver um tempinho, venha nos visitar e matar saudade.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  16. Mariana Pellegrini (Formada em 2009)24 de abril de 2011 às 23:10

    Oi Júlia, oi pessoal do terceiro ano!
    Nossa, era pra eu ter contado minha "história" há um tempinho, mas tenho justificativas ESTUDAR, ESTUDAR E ESTUDAR!
    Enfim, durante toda minha vida (desde que comecei a estudar) queria ser veterinária! Eu sempre AMEI bichinhos e tudo o que está ao redor deles, mas o tempo foi passando e fui "abrindo minha mente" pra outras coisas, foi então que "descobri" a- famosa- medicina,pelo o que eu vejo na faculdade( na minha faculdade também tem o curso de medicina), hoje a medicina é realizada por tantas pessoas que, na minha opinião, tem essa profissão simplesmente por um status, vejo que poucos realmente a amam. Então se você realmente que fazer esse curso faça por AMOR não por que alguém te disse que acha bonito.
    Logo que entrei no terceiro ano do Ensino Médio tinha um única certeza, A MEDICINA! Queria até fazer um cursinho junto com o terceiro ano, pois sabia que para ingressar em uma faculdade de medicina é muito dificil... comecei a ler muito sobre a profissão e logo surgiram várias interrogações na minha cabeça. Não sei se saberia conciliar a vida dificil de um plantão (pois queria trabalhar em hospital) com a minha familia e pelo fato de hoje existirem tantos convênios que parecem "desmerecer", de certa forma, o trabalho do profissional! Para realizar essa profissão meu racional deveria falar muito mais alto do que o emocional, e não sei se conseguiria! Foi então que me desesperei, o que fazer? De repente fui no consultório odontológico do meu pai ajudá-lo em uma cirurgia, então veio na minha cabeça "NOSSA, ISSO É FANTÁSTICO!".
    Foi aí que todas minhas dúvidas acabaram!
    Hoje estou cursando odontologia na UNICID- uma das melhores faculdades de odontologia de São Paulo. Passei na UNICID e posso dizer que estou MUITO FELIZ E REALIZADA!
    Minha faculdade criou um projeto para ajudar criancinhas carentes das àreas urbanas de Atibaia e Itapira. Então uma vez por mês o segundo e o terceiro ano de odontologia vai para essas cidades para fazer uma técnica nova de saúde coletiva(diminuir incidencia e prevalência de cáries e outras doenças da cavidade oral entre crianças de 5 a 12 anos) ! Acho isso simplesmente fantástico e dados mostram que isso realmente têm dado certo!
    SEMPRE amei biologia, quando entrei na faculdade tive aulas de anatomia, histologia...NOSSA é simplesmente fantástico, estudo com prazer! Ahhh, aproveitem beeeem a escola, eu morro de saudades. Na faculdade é ótimo por que voces estudam matérias que realmente gosta, maas VOCEE ESTUDA DEMAIS!
    enfim, leiam bastante sobre a profissão, não pensem só no dinheiro...é uma coisa que vem com o tempo e com a satisfação profissional!
    EU AMO A ODONTOLOGIA é simplesmente uma profissão fantástica,é ótimo reabilitar sorrisos, fazer quem não sorria por vergonha ou por pré-conceitos da sociedade sorrir de novo!
    enfim... lembrem-se A FACULDADE (e a escola) QUEM FAZ É O ALUNO!
    Julia, desculpe a demora! to morrendoo de saudades de verdade!
    Queria muuito que esse encontro acontecesse!
    Beijoos e boa escolha pra vocês tá? O vestibular não é nenhum bicho de sete cabeças, fiquem calmos!
    Se alguém se interessar pela profissão estou disposta a esclarecer dúvidas!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Mari!
    Muito obrigada pelo seu depoimento. Como você disse, apesar da mudança radical que aconteceu em sua vida, você estava favoravelmente disposta a lutar e a fazer o que fosse necessário para alcançar e descobrir o seu caminho.
    O que achei legal que todos têm comentado é o quanto vocês estão estudando. É bom que os alunos saibam que depois do colégio as responsabilidades aumentam e que se você já sabe como estudar, isso facilitará muito a sua vida acadêmica.

    ResponderExcluir

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.