quarta-feira, 14 de março de 2012

Visita à Universidade Mackenzie


Saímos do Marupiara às 8h40, do dia 1 março, eu (Professor-Tutor Marcos) e 12 alunos do 3º Ano do Ensino Médio – Camila Bisordi, Victoria Scali, Jessica, Antonio Neto, Luis Guilherme, Ana Luiza, Carolina Capucci, Morgana, Andressa, Gabriela Olivier, Gabriela Izidoro e Priscila Delatori com destino a Universidade Mackenzie (Intervenção do Projeto Escolha Certa do Colégio Marupiara).

Biblioteca Central da Universidade Mackenzie
Um transporte escolar providenciado pela direção da nossa escola nos deixou na estação Carrão do Metrô. Dirigimo-nos à Estação República onde, de forma breve, os alunos visitaram o mural em homenagem a Oswald Andrade (Momento Antropofágico). Subimos, então, pela Avenida Ipiranga em direção ao Mackenzie. Em frente ao Copom encontramos com o Ronaldo (Coord. Ensino Médio), que nos acompanhou pelo resto da visita. 

Nossa chegada ao Mackenzie estava prevista para as 10h30, no entanto, entramos no Campus por volta das 10h. Com isto os alunos andaram pela Instituição, conheceram alguns lugares e já levantaram algumas informações. As 10h30 nos encontramos em frente ao Edifício João Calvino, para o encontro agendado junto à reitoria. A Secretária Elenice do Sr. Vice-reitor, Prof. Dr. Marcel, nos recebeu com muita gentileza e cuidado encaminhando todo o grupo para uma sala de reuniões. Primeiramente conversamos com o Prof. Osny que mais tarde nos apresentaria o campus. Durante essa primeira conversa o Sr. Marcel discursou sobre a Instituição, seus ideais, suas conquistas e um pouco da sua história. Ele perguntou a cada aluno sobre o interesse em relação as possíveis carreiras pretendidas. Após essa conversa fomos presenteados com uma garrafa squeeze personalizada. Do Edifico João Calvino fomos para a ala da Engenharia, onde o Sr. Osny solicitou que um dos alunos do curso apresentasse um pouco da dinâmica das aulas práticas, bem como, das estruturas e materiais utilizados. Neste momento pudemos comprovar porque a Universidade Mackenzie é um referencial nesta área.

Em seguida o Sr. Osny nos apresentou a Biblioteca Central do Mackenzie, uma das mais importantes de São Paulo. Circulamos na Faculdade de Arquitetura e encerramos a visita na Capelania (o Mackenzie tem seu Colegiado Máximo formado por pastores da Igreja Presbiteriana), onde os alunos foram presenteados com uma Bíblia Sagrada. O Sr. Vice-reitor, Prof. Dr. Marcel, nos encontrou ao final desta visita e, junto com o Sr. Osny, respondeu as últimas perguntas dos alunos.

Durante a visita tivemos a agradável surpresa de encontrar com alguns dos nossos ex-alunos, o Ronaldo Vieira da Silva Junior (cursando Economia) e Rafael Reis Alexandre (cursando Engenharia).

Ainda dentro do Campus encontramos o estudante de Engenharia e Presidente do Diretório Acadêmico da Engenharia, Vinicius de Augusto Matheu Lima (irmão da Camila Bisordi), que nos apresentou o Diretório Acadêmico e falou um pouco da sua função dentro deste espaço político.

Prédios da Universidade Mackenzie
Saímos do Mackenzie e fomos almoçar numa galeria de restaurantes e lanchonetes, uma espécie de centro gastronômico, vivenciando assim a dinâmica do comercio presente nos arredores da Universidade. Após o almoço fomos para a estação República do Metrô, retornando a nossa escola. 

Agradecemos todo cuidado e apoio da Universidade Mackenzie em receber nossos alunos, fortalecendo mais uma das intervenções desenvolvidas pelo Projeto Escolha Certa. 


segunda-feira, 12 de março de 2012

O que os pais podem fazer?

Prezados pais e responsáveis,

As dicas a seguir retiradas do livro “Melhore sua memória” de Ron Fry, editora CENGAGE Learning, tem como finalidade orientá-lo na maneira que você pode ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a ir bem na escola.

O QUE OS PAIS PODEM FAZER?

1. Defina um local para as tarefas de casa.

Sem distrações, bem arrumado e que disponha de tudo o que for necessário para a tarefa.

2. Determine uma rotina.

Quando e onde o trabalho deve ser feito. Algumas pesquisas demonstraram que estudantes que seguem uma rotina são mais organizados e, por consequência, mais bem sucedidos.

3. Estabeleça prioridades.

Deixe claro que as tarefas da escola são prioridade – antes do namoro, da televisão, de brincar ou do que quer que seja.

4. Faça da leitura um hábito.

Para eles e para vocês, pais e mães. As crianças farão o que vocês fazem e não o que vocês dizem para fazer (mesmo quando vocês dizem para não fazer o que vocês fazem).

5. Desligue a TV.

Ou pelo menos reduza a sua utilização a uma frequência apropriada. Essa pode ser a sugestão mais difícil de ser por em prática.

6. Converse com os professores.

Saiba o que seus filhos deveriam estar aprendendo. Se você não souber os livros que eles devem ler, o que se espera deles em sala de aula e a quantidade de tarefas programadas, não poderá ajuda-los da forma adequada.

7. Estimule e motive.

Mas não implique com eles em relação às tarefas de casa. Isso não funciona. Quanto mais você insistir, mais rápido eles vão dispersar.

8. Supervisione o trabalho.

Mas não caia na armadilha de fazer a tarefa de casa para eles. Verificar (ou seja, revisar) a lição, por exemplo, é uma forma positiva de ajudá-los. Se você simplesmente fizer as correções sem que eles aprendam com os erros, não os estará ajudando... exceto se acreditar que eles não são responsáveis pelo próprio trabalho.

9. Elogie quando se saírem bem.

Mas não exagere no caso de um trabalho medíocre. As crianças sabem quando não está sendo sincero e vão ignorá-lo se agir dessa forma.

10. Convença-os da realidade.

(Isso serve para estudantes com mais idade). Tudo bem, admito que isso é quase tão difícil quanto desligar a TV. Entretanto, aprender e acreditar que o mundo real não vai ligar para as notas deles, mas vai avaliá-los pelo que eles sabem e pelo que são capazes de fazer, é uma lição que irá poupá-los de muito sofrimento (e você também). Nunca é cedo demais para informar (com jeitinho) seus filhos de que a vida nem sempre é justa.

11. Se tiver condições, dê a seus filhos um computador.

E todos os softwares com que eles possam lidar. Não há como evitar: seus filhos, independentemente da idade, devem saber usar computadores para sobreviver na escola e fora dela.

12. Desligue a TV agora!

13. Fique antenado.

A internet é a maior invenção de nossa era e é uma ferramenta incrível para estudantes de qualquer idade. É impossível um universitário se dar bem sem saber navegar na web e quase impossível para estudantes mais jovens. Eles têm de estar conectados.

14. Mas desligue o MSN enquanto estiver fazendo a lição de casa.

Eles tentarão convencê-los de que conseguem fazer um trabalho, a lição de geometria e enviar mensagens instantâneas para os amigos, tudo ao mesmo tempo. Os pais que acreditarem nisso também serão persuadidos de que o melhor local para estudar é na frente da TV.

Esperamos que estas dicas o auxiliem neste empreendimento e colocamo-nos a disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Equipe Escolha Certa

domingo, 4 de março de 2012

Intercâmbio

Olá, Pessoal!
Quem disse que a regra é: terminar o ensino médio e ingressar na faculdade? A maioria das pessoas possuem este desejo, mas talvez você não faça parte deste grupo e precise explorar mais as opções, vivenciar as alternativas antes de tomar esta importante decisão.
Se você é uma destas pessoas ou nunca tenha olhado por esta perspectiva ou apenas ficou curioso, nos dias 10 e 11 de março das 13 as 19 horas acontecerá no Centro de Eventos do Colégio São Luis - Rua Luis Coelho, 323 - o Salão do Estudante. Este evento é uma feira de intercâmbio e cursos no exterior que pode te mostrar outras opções que talvez você não tenha imaginado. Para maiores informações acesse o site: www.salaodoestudante.com.br