segunda-feira, 12 de março de 2012

O que os pais podem fazer?

Prezados pais e responsáveis,

As dicas a seguir retiradas do livro “Melhore sua memória” de Ron Fry, editora CENGAGE Learning, tem como finalidade orientá-lo na maneira que você pode ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a ir bem na escola.

O QUE OS PAIS PODEM FAZER?

1. Defina um local para as tarefas de casa.

Sem distrações, bem arrumado e que disponha de tudo o que for necessário para a tarefa.

2. Determine uma rotina.

Quando e onde o trabalho deve ser feito. Algumas pesquisas demonstraram que estudantes que seguem uma rotina são mais organizados e, por consequência, mais bem sucedidos.

3. Estabeleça prioridades.

Deixe claro que as tarefas da escola são prioridade – antes do namoro, da televisão, de brincar ou do que quer que seja.

4. Faça da leitura um hábito.

Para eles e para vocês, pais e mães. As crianças farão o que vocês fazem e não o que vocês dizem para fazer (mesmo quando vocês dizem para não fazer o que vocês fazem).

5. Desligue a TV.

Ou pelo menos reduza a sua utilização a uma frequência apropriada. Essa pode ser a sugestão mais difícil de ser por em prática.

6. Converse com os professores.

Saiba o que seus filhos deveriam estar aprendendo. Se você não souber os livros que eles devem ler, o que se espera deles em sala de aula e a quantidade de tarefas programadas, não poderá ajuda-los da forma adequada.

7. Estimule e motive.

Mas não implique com eles em relação às tarefas de casa. Isso não funciona. Quanto mais você insistir, mais rápido eles vão dispersar.

8. Supervisione o trabalho.

Mas não caia na armadilha de fazer a tarefa de casa para eles. Verificar (ou seja, revisar) a lição, por exemplo, é uma forma positiva de ajudá-los. Se você simplesmente fizer as correções sem que eles aprendam com os erros, não os estará ajudando... exceto se acreditar que eles não são responsáveis pelo próprio trabalho.

9. Elogie quando se saírem bem.

Mas não exagere no caso de um trabalho medíocre. As crianças sabem quando não está sendo sincero e vão ignorá-lo se agir dessa forma.

10. Convença-os da realidade.

(Isso serve para estudantes com mais idade). Tudo bem, admito que isso é quase tão difícil quanto desligar a TV. Entretanto, aprender e acreditar que o mundo real não vai ligar para as notas deles, mas vai avaliá-los pelo que eles sabem e pelo que são capazes de fazer, é uma lição que irá poupá-los de muito sofrimento (e você também). Nunca é cedo demais para informar (com jeitinho) seus filhos de que a vida nem sempre é justa.

11. Se tiver condições, dê a seus filhos um computador.

E todos os softwares com que eles possam lidar. Não há como evitar: seus filhos, independentemente da idade, devem saber usar computadores para sobreviver na escola e fora dela.

12. Desligue a TV agora!

13. Fique antenado.

A internet é a maior invenção de nossa era e é uma ferramenta incrível para estudantes de qualquer idade. É impossível um universitário se dar bem sem saber navegar na web e quase impossível para estudantes mais jovens. Eles têm de estar conectados.

14. Mas desligue o MSN enquanto estiver fazendo a lição de casa.

Eles tentarão convencê-los de que conseguem fazer um trabalho, a lição de geometria e enviar mensagens instantâneas para os amigos, tudo ao mesmo tempo. Os pais que acreditarem nisso também serão persuadidos de que o melhor local para estudar é na frente da TV.

Esperamos que estas dicas o auxiliem neste empreendimento e colocamo-nos a disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Equipe Escolha Certa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.