quarta-feira, 14 de março de 2012

Visita à Universidade Mackenzie


Saímos do Marupiara às 8h40, do dia 1 março, eu (Professor-Tutor Marcos) e 12 alunos do 3º Ano do Ensino Médio – Camila Bisordi, Victoria Scali, Jessica, Antonio Neto, Luis Guilherme, Ana Luiza, Carolina Capucci, Morgana, Andressa, Gabriela Olivier, Gabriela Izidoro e Priscila Delatori com destino a Universidade Mackenzie (Intervenção do Projeto Escolha Certa do Colégio Marupiara).

Biblioteca Central da Universidade Mackenzie
Um transporte escolar providenciado pela direção da nossa escola nos deixou na estação Carrão do Metrô. Dirigimo-nos à Estação República onde, de forma breve, os alunos visitaram o mural em homenagem a Oswald Andrade (Momento Antropofágico). Subimos, então, pela Avenida Ipiranga em direção ao Mackenzie. Em frente ao Copom encontramos com o Ronaldo (Coord. Ensino Médio), que nos acompanhou pelo resto da visita. 

Nossa chegada ao Mackenzie estava prevista para as 10h30, no entanto, entramos no Campus por volta das 10h. Com isto os alunos andaram pela Instituição, conheceram alguns lugares e já levantaram algumas informações. As 10h30 nos encontramos em frente ao Edifício João Calvino, para o encontro agendado junto à reitoria. A Secretária Elenice do Sr. Vice-reitor, Prof. Dr. Marcel, nos recebeu com muita gentileza e cuidado encaminhando todo o grupo para uma sala de reuniões. Primeiramente conversamos com o Prof. Osny que mais tarde nos apresentaria o campus. Durante essa primeira conversa o Sr. Marcel discursou sobre a Instituição, seus ideais, suas conquistas e um pouco da sua história. Ele perguntou a cada aluno sobre o interesse em relação as possíveis carreiras pretendidas. Após essa conversa fomos presenteados com uma garrafa squeeze personalizada. Do Edifico João Calvino fomos para a ala da Engenharia, onde o Sr. Osny solicitou que um dos alunos do curso apresentasse um pouco da dinâmica das aulas práticas, bem como, das estruturas e materiais utilizados. Neste momento pudemos comprovar porque a Universidade Mackenzie é um referencial nesta área.

Em seguida o Sr. Osny nos apresentou a Biblioteca Central do Mackenzie, uma das mais importantes de São Paulo. Circulamos na Faculdade de Arquitetura e encerramos a visita na Capelania (o Mackenzie tem seu Colegiado Máximo formado por pastores da Igreja Presbiteriana), onde os alunos foram presenteados com uma Bíblia Sagrada. O Sr. Vice-reitor, Prof. Dr. Marcel, nos encontrou ao final desta visita e, junto com o Sr. Osny, respondeu as últimas perguntas dos alunos.

Durante a visita tivemos a agradável surpresa de encontrar com alguns dos nossos ex-alunos, o Ronaldo Vieira da Silva Junior (cursando Economia) e Rafael Reis Alexandre (cursando Engenharia).

Ainda dentro do Campus encontramos o estudante de Engenharia e Presidente do Diretório Acadêmico da Engenharia, Vinicius de Augusto Matheu Lima (irmão da Camila Bisordi), que nos apresentou o Diretório Acadêmico e falou um pouco da sua função dentro deste espaço político.

Prédios da Universidade Mackenzie
Saímos do Mackenzie e fomos almoçar numa galeria de restaurantes e lanchonetes, uma espécie de centro gastronômico, vivenciando assim a dinâmica do comercio presente nos arredores da Universidade. Após o almoço fomos para a estação República do Metrô, retornando a nossa escola. 

Agradecemos todo cuidado e apoio da Universidade Mackenzie em receber nossos alunos, fortalecendo mais uma das intervenções desenvolvidas pelo Projeto Escolha Certa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.