quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como consultar as notas das faculdades pelo MEC?


Oi, Pessoal!

Muitos alunos já escolheram os cursos pretendidos e iniciaram a busca pela instituição de ensino. Porém, surge a questão: como avaliar estas instituições? Para esta avaliação são necessárias diversas variáveis para a tomada da decisão como, por exemplo, infraestrutura, grade curricular, resultado do ENADE, etc.
Para consultar o MEC para verificar se a faculdade pretendida possui boa qualidade ou se é reprovada no ENADE, siga o passo a passo abaixo:

1. Em http://emec.mec.gov.br, escolha "consulta textual", escreva o nome da instituição e clique no botão "consultar".
2. Na parte inferior da página, aparecerá o nome da faculdade e um número de IGC, que vai de 1 a 5. Esse número mostra a média de todos os cursos da instituição: se for 1 ou 2, o curso é ruim.
3. Ao clicar no nome da instituição, você irá para uma nova página. Vá para "relação de cursos" e escolha um deles na lista. Dois indicadores irão aparecer na tela: o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que mede o quanto os alunos aprenderam, e o CPC (Conceito Parcial do Curso) que também considera a infraestrutura e a formação dos professores. As duas notas vão de 1 (pior) a 5 (melhor).
Mas lembrem-se, frequentar uma universidade renomada não é garantia de uma carreira de sucesso. Dedicação, talento e busca pelo conhecimento são fatores que geralmente estão agregados ao êxito, seja na vida profissional ou na pessoal.

2 comentários:

  1. Consultei o MEC colocando a faculdade Cásper Líbero como instuição avaliada. A média de de CI e IGC foi 3. Isso não é suficiente para que eu opte pela Cásper e não pela USP?

    Quando pesquisei especificamente pela avaliação do curso de Jornalismo na Cásper pelo ENADE e pela CPC ficou 3. E na concepção do CC (o que isso significa?) foi avaliada como 5.

    O que posso concluir com isso? Por que estes números não significam muita coisa pra mim, por realmente não entender ser significados.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Isa!
    Vou apresentar para vocês os significados destes "códigos". Fica tranquila!

    ResponderExcluir

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.