terça-feira, 4 de setembro de 2012

Erros de português prejudicam candidatos na busca por emprego


Olá, Pessoal!
O Jornal Hoje na edição de 03 de setembro apresentou uma reportagem sobre alguns motivos que causam a reprovação de candidatos na busca de estágios e empregos. Dados alarmantes, pois mostram como os candidatos estão despreparados. Segue abaixo a transcrição da reportagem, mas você pode assistir a reportagem na íntegra e realizar um teste ortográfico no site: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/09/erros-de-portugues-prejudicam-candidatos-na-busca-por-emprego.html
"Estudo realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), de janeiro a maio deste ano, mostra que 40% dos candidatos a uma vaga de estágio foram reprovados nos testes de redação e no ditado. Os erros mais comuns são as trocas do “x” pelo “z”, do “s” pela cedilha e acentuação errada. Alguns dos candidatos cometem vários erros em uma só palavra.
Segundo Nayara Rojas, analista de recursos humanos, para ter mais chances o candidato deve acertar 70% dos testes. “A redação e o ditado são as tarefas que têm o maior peso no processo seletivo. É curioso, mas as pessoas que apresentam um baixo resultado no português acabam tendo um baixo resultado nas outras tarefas, inclusive lógica e matemática”, afirma.
Além dos problemas ortográficos, os candidatos também foram reprovados porque tiveram um baixo desempenho em raciocínio lógico (21%), não souberam se comunicar durante as atividades em grupo (12%), não se apresentaram devidamente - nesse quesito entraram aspectos como roupa, aparência e expressão corporal (12%), e não tinham os requisitos exigidos pelas vagas (10%).
Quem já está no mercado e procura recolocação profissional também comete erros que prejudicam a conquista de uma vaga. De acordo com Marcelo Abrileri, consultor de carreira, currículos mal formulados são muito frequentes. Eles chegam ao empregador sem informações que diferenciem o candidato dos demais e que mostre os pontos fortes dele, além de erros de português.
Além do currículo, uma recolocação exige aparência na entrevista e cuidados ao se comunicar, buscando falar bem o próprio idioma e até um segundo, caso a posição exija. Mostrar pessimismo, desânimo, falta de vontade de encarar mudanças e falar mal do empregador anterior são erros comuns que também devem ser evitados."
Edição do dia 03/09/2012
03/09/2012 11h06 - Atualizado em 04/09/2012 15h19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.