domingo, 3 de fevereiro de 2013

A alimentação e o vestibular

Olá, Pessoal!
Você acredita que no ano do Vestibular a preocupação é apenas com os estudos? Errado! Leia o artigo da nutricionista Mariana Braga Neves e comece a cuidar do seu corpo. Senhores pais e responsáveis vamos ajudar os nossos jovens, vamos ampará-los neste momento de decisões e dedicação abastecendo a cozinha com as dicas da nutricionista.
Boa leitura!


A Alimentação para fazer Concurso e Vestibular


Já passou pela sua cabeça que a alimentação pode interferir no seu resultado em concursos, provas e vestibulares? Pois as mais novas pesquisas mostram que sim. A alimentação adequada aumenta a memória, melhora a capacidade cardiorrespiratória, a oxigenação cerebral e a circulação sanguínea na mente. Por outro lado, a dieta desbalanceada pode deixar a pessoa cansada, sonolenta, irritada, fatores estes que prejudicam o desempenho nas provas.

Além de seguir os conceitos da nutrição saudável que propõe o aumento do uso de frutas, vegetais, água, cereais integrais, leite e derivados desnatados, a moderação para o consumo de carnes, açúcares e gorduras e a inclusão de alimentos funcionais (azeite, aveia, oleaginosas), a dieta dos concurseiros e vestibulandos precisa ser especial.

Alguns alimentos são capazes de melhorar a memória e manter o cérebro mais ativo. Vale colocar estes alimentos no prato:
frutas como kiwi, morango, maçã, pêssego, uva: fontes da fisetina, substância que auxilia o funcionamento cerebral contribuindo para a memória;
frutas vermelhas: fontes dos flavonóides, substâncias que protegem os neurônios e são capazes de reverter déficit de memória;
peixes: além de serem fonte de ômega 3, contêm zinco e selênio, nutrientes fundamentais para evitar o cansaço e estimular o cérebro. Além disto, alguns peixes, especialmente o atum, o bacalhau e o arenque, fornecem creatina, nutriente conhecido dos que fazem a musculação, mas que também tem um papel fundamental para os vestibulandos. A creatina, também encontrada em carne bovina, suína e, em menor quantidade, no leite, pode melhorar o desempenho dos estudantes;
ovos: fonte de colina, nutriente também encontrado na lecitina de soja e no fígado fundamental para a memória;

Além da inclusão destes alimentos, vale o cuidado para não ficar muitas horas sem se alimentar por causa dos estudos ou comer em excesso devido à ansiedade. Importante também é evitar o uso das bebidas estimulantes para virar a noite com os livros na mesa. Energéticos, café, coca-cola, podem piorar a gastrite nervosa, comum em vestibulandos e concurseiros. 

fonte: http://www.nutricio.com.br/alimentacao-concurso-vestibular.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.