domingo, 17 de fevereiro de 2013

A lição do filme Gênio Indomável


Foto: Genialidade lógica não equivale a inteligência emocional

Olá, Pessoal!
Algum tempo atrás falamos de como podemos utilizar os filmes para levantar discussões importantes e ensinar lições de vida aos jovens. O filme Gênio Indomável (Good Will Hunting) de 1997 é um destes casos, onde aprendemos que por maior que seja o conhecimento sobre determinada área, é preciso obter formação humana para viver plenamente.
Matt Damon e Ben Affleck escreveram e estrelaram este drama sobre o rebelde Will Hunting (Damon), um garoto dotado de grande inteligência, mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros, mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o difícil temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro. 
Sobre o roteiro é bacana comentar que este foi o primeiro escrito por Matt Damon e Ben Affleck, então com 24 e 26 anos, respectivamente, e que o filme foi indicado a 9 Oscars, tendo ganho exatamente o de Melhor Roteiro e o de Melhor Ator Coadjuvante (Williams).
Abaixo você pode assistir a um trecho do filme, mas, nas próximas semanas assistiremos ao filme na íntegra e trabalharemos o tema com os alunos em nosso Núcleo de Filosofia.
Participem!


Um comentário:

  1. Olá pessoal!
    Em primeiro lugar, quero agradecer, em nome do núcleo Ágora: agora! de discussões filosóficas, o presente que vocês (Prof.ª Julia e alunos do 3.º ano) nos oferecem no dia de nossa inauguração. As abordagens que o filme "Gênio indomável" permite são valiosas do ponto de vista reflexivo. Será uma grande oportunidade de exercitarmos nossa atitude filosófica acerca de temas valiosos para os jovens (tanto àqueles que estão no início da vida adulta quanto àqueles que nela já estão há algum tempo).
    Temos a proposta de assistirmos ao filme no dia 25/02 (segunda-feira) a partir das 14 horas e desenvolvermos nossas discussões até as 18 horas.
    Nós, do núcleo Ágora: agora! aguardamos ansiosos a confirmação do evento.

    Um abraço a todos!

    Prof. Sebá

    ResponderExcluir

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.