sábado, 22 de março de 2014

Planejamento de estudo


Talvez por conta das Verificações Gerais e da realidade dos vestibulares cada vez mais próxima, alguns alunos têm me solicitado ajuda para a elaboração de um planejamento de estudo.
Primeiramente gostaria de alertar que quanto antes o estudante adquirir o hábito dos estudos mais tempo ele terá para experimentar, vivenciar, errar e acertar a forma que melhor se encaixa para o seu perfil. Não existe fórmula mágica de estudos para passar no vestibular, mas são variadas as estratégias, roteiros, planos e pequenas dicas valiosas que orientam o estudante neste momento decisivo da vida. Organizar o tempo é um dos primeiros passos do processo.
Porém, este tempo pode ser maior caso a carreira e/ou a faculdade escolhida tenham uma concorrência maior como, por exemplo, medicina.
Uma maneira para dividir o tempo de estudos em casa é seguir o roteiro diário de aulas, ou seja, em casa faça os exercícios relativos às aulas que teve no dia, para verificar os conhecimentos adquiridos, consolidá-los e marcar dúvidas. Mas para que isso seja possível, a atenção e a frequência nas aulas são primordiais.
Outro ponto importante é o ambiente de estudo. O local deve ser bem iluminado, arejado e silencioso. Cuidado com a postura e sempre que se sentir cansado, dê uma pausa, 30 minutos é suficiente para que o corpo renove as forças.
Novas dicas serão publicadas ao longo do ano.
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.