segunda-feira, 3 de março de 2014

Projeto Escolha Certa


Pais e Responsáveis,

Mais um ano que se inicia e mais alunos e alunas com dúvidas e que necessitam de auxílio para descobrirem onde gostariam de estar ao final do Ensino Médio, o que realmente querem, o que realmente são.
O Projeto Escolha Certa do Colégio Marupiara tem como objetivo problematizar as carreiras e as profissões almejadas pelos nossos alunos e alunas e orientá-los na escolha das faculdades e em seus respectivos exames de seleção. Acreditamos que o autoconhecimento seja essencial para esta tomada de decisão e, por isso realizamos diversas atividades e intervenções com o intuito de expandir o conhecimento de diferentes áreas, estimulando a atenção do olhar ao mundo sem preconceitos ou pré julgamentos.
Nossos alunos e alunas são encaminhados a buscar informações e a vivenciarem o máximo possível para se tornarem reflexos do que realmente são, mas sempre tendo maturidade e responsabilidade para assumir as consequências destas ações. Também os orientamos que ao longo de nossas vidas as decisões devem ser reavaliadas e que, às vezes, alteramos o nosso rumo, pois ninguém é o mesmo para sempre e que, por isso, os exercícios de autoconhecimento devem ser constantes.
Em nossa experiência ao longo destes anos percebemos que há adolescente com mais dúvidas e, portanto, mais inseguro assim como há outros mais tranquilos que conseguem lidar com os dilemas da escolha da carreira e da adolescência com mais facilidade. Por que será que eles são diferentes?
Não sei se esta é a resposta, mas li um artigo na internet de Raquel Paulino que afirma que uma autoestima consolidada na infância pode formar adolescentes mais tranquilos e, que isso pode ser alcançado evitando-se algumas frases como, por exemplo: “Por que você não é igual o seu irmão/vizinho/primo?”, segundo o artigo, essa frase é uma das maneiras mais eficientes de massacrar a individualidade da criança que se sentirá menosprezada. O correto seria dizer o que você gostaria que ele fizesse, mas sem citar nomes. No futuro, esse adolescente sem individualidade terá mais dificuldade em reconhecer os seus interesses e, por isso poderá escolher a carreira do irmão/vizinho/primo.

Boa leitura e um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.