domingo, 27 de maio de 2012

Enem 2012


Olá, Pessoal!
Começou!
A partir das 10 horas do dia 28 de maio de 2012 até as 23:59 do dia 15 de junho, será possível efetuar inscrição diretamente no site do INEP (http://www.enem.inep.gov.br).
Para os inscritos pagantes a taxa será a mesma dos anos anteriores (R$ 35,00). No ato da inscrição será gerado um GRU simples (boleto) que deverá ser pago até o dia 20 de junho de 2012, caso contrário a inscrição não será efetivada.
Após a inscrição, o candidato ainda terá um período de 5 meses para se preparar para o Exame. A estrutura das provas continua a mesma: 4 provas objetivas contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação que serão realizadas em 2 dias (3 e 4 de novembro).
Na tabela abaixo você encontrará mais informações sobre as avaliações:


Data do exame
Duração do exame
Área do conhecimento
Componentes curriculares
03 de novembro (sábado)
4 horas e 30 minutos
Ciências Humanas e suas Tecnologias
História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Química, Física e Biologia.
04 de novembro (domingo)
5 horas e 30 minutos
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Matemática e suas Tecnologias
Matemática


A mudança este ano fica por conta da correção da redação, a redação será corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada umas das cinco competências totalizando 1000 (mil pontos) – para maiores informações sobre estas competências, acesse: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso ocorra uma diferença de 200 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a oitenta (80) pontos (numas escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção. A nota atribuída pelo terceiro corretor substitui a nota dos demais corretores. Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final do participante.
A finalidade primordial do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. Mas essa não é a sua única função, o Enem também tem sido usado como mecanismo de acesso e permanência às Faculdades (Sisu, Prouni e Fies).

Um comentário:

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.