sexta-feira, 8 de março de 2013

O jovem no mercado de trabalho


Olá, Pessoal!
No ano passado, a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou um relatório sobre a situação mundial dos jovens no mercado. Para elaborar o relatório, a ONU contatou jovens e representantes de organizações de jovens que foram convidados a compartilhar, por meio de plataformas digitais e mídias sociais, suas opiniões, experiências e recomendações sobre a preparação para ingressar, como ter o acesso e como permanecer no mercado de trabalho. Durante 4 semanas foram recebidas cerca de 1100 contribuições que mostraram que em tempos de turbulência econômica, o jovem é sempre o primeiro a ser demitido e o último a ser contratado.
O relatório também revela que os jovens estão preocupados com a qualidade e a relevância de sua educação, como diz Amadou, um rapaz senegalês de 24 anos: “Hoje, deveria ser mais fácil encontrar um emprego porque nossa geração é mais educada, mas há uma inadequação entre a formação oferecida e as necessidades do mercado de trabalho.”
Entre as conclusões do relatório da ONU também aparecem reclamações sobre os currículos escolares, considerados muito teóricos e pouco voltados às necessidades do mercado de trabalho. Além disso, aqueles jovens que têm emprego queixam-se de receber menores salários e enfrentar piores condições de trabalho do que a média dos empregados.
Como se dar bem
No entanto, a discussão também revelou uma pitada de otimismo entre muitos jovens, que debateram formas de driblar as dificuldades. Confira algumas das conclusões dos participantes que podem lhe ajudar a ultrapassar barreiras do mercado de trabalho.
Comece cedo: fazer estágio e dedicar-se ao voluntariado são formas de desenvolver novas habilidades e se capacitar melhor para o mercado de trabalho, inclusive para o empreendedorismo.
Invista em novos caminhos: há setores emergentes, que criam novas oportunidades, como o de tecnologia da informação, de comunicação e ambiental. Muitos participantes citaram os chamados trabalhos “verdes”, ligados à sustentabilidade, como os ideais. No Brasil, um participante chamou a atenção para empregos no setor de óleo e gás.
Tenha comprometimento: motivação pessoal, dedicação, pró-atividade, paciência e visão positiva são fundamentais na hora de se buscar emprego.
Faça você mesmo: empreender é uma saída cada vez mais utilizada pelos jovens, embora eles recebam pouca preparação para o empreendedorismo.
Monte sua rede: para obter melhores informações e orientações sobre o mercado de trabalho, a melhor forma ainda é o networking. Mantenha sempre uma boa rede de relacionamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados assim que liberados pelo administrador do Blog.